sábado, 31 de março de 2012

Museu Etnográfico da Madeira



O Museu encontra-se situado numa propriedade que pertencia, nos inícios do século XVII ao Convento de Santa Clara do Funchal, adquirida por Luís Gonçalves da Silva, Capitão das Ordenanças da Ribeira Brava, que realizou obras de ampliação à construção já existente, mandando edificar uma Capela da evocação de São José, em 1710.


Depois da sua desactivação, foi a propriedade adquirida pela 
Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, em 1974. Após um trabalho de reabilitação e transformação do antigo Solar e Engenho, o Museu Etnográfico da Madeira foi ali instalado, por decisão do Governo Regional, tendo sido inaugurado em 1996.


O Museu tem como vocação a investigação documentação, conservação e divulgação dos testemunhos da cultura tradicional madeirense. O acervo do Museu integra colecções que abrangem variados aspectos sociais, económicos e culturais do arquipélago da Madeira, sendo a etnografia a sua área de vocação.

A área de exposição permanente encontra-se organizada por temas: actividades produtivas (pesca, ciclos produtivos do vinho, dos cereais e do linho), transportes, unidades domésticas (cozinha e quarto de dormir) e comércio tradicional (mercearia). 


Os núcleos principais do acervo, em reserva, são: equipamento de uso doméstico, alfaias agrícolas, artes e ofícios, festividades cíclicas, instrumentos musicais, actividades lúdicas, trajes, sistemas de atrelagem, tecnologia cerâmica, figurado de barro e tecnologia têxtil.

Loja
Na Loja do Museu venda e distribuição de material informativo sobre o Museu, como roteiros e postais. Ainda a venda de artesanato tradicional da Madeira. Aguardamos a sua visita ...

Localização: Rua de São Francisco nº 24, Ribeira Brava, Madeira
Horário: 3.ª a domingo das 10.00 -12.30 e das 14.00 -18.00
Encerrado à segunda-feira e feriados


Fonte

1 comentário: